top of page

Dores Crônicas: O que você precisa saber

  • Foto do escritor: Dra. Maira Borges
    Dra. Maira Borges
  • 11 de out. de 2021
  • 1 min de leitura

ree

Dores Crônicas: O que você precisa saber

Embora seja uma sensação desagradável, a dor é um mecanismo vital para proteger o organismo de danos teciduais. Sentir dor é uma forma de defesa do nosso corpo, indicando que algo não vai bem. A percepção de dor é altamente pessoal e individualizada, a depender do limitar de dor do indivíduo e de seus diversos componentes que vão além da sensação física em si.


Dor crônica é aquela que persiste ou percorre por mais de 3 meses, persiste por mais de 1 mês após a resolução de uma lesão tecidual aguda ou acompanha uma lesão que não se cura. As principais causas estão relacionadas a trabalho, pós-cirurgia ou trauma ou dores muscoloesqueléticas.


O tratamento medicamentoso deve ser prescrito e acompanhado por um médico, garantindo sua segurança em relação a possíveis efeitos adversos e o controle adequado com medicações mais potentes, caso seja necessário.


Terapias não medicamentosas, como acupuntura, exercício físico, meditação/mindfulness e fisioterapia são essenciais para um bom controle da dor a longo prazo e ganho de força muscular, contribuindo para melhora de funcionalidade e maior qualidade de vida.


A automedicação apenas mascara o problema e atrasa seu tratamento adequado, podendo deixar sequelas e evoluir com piora do quadro de dor.


Converse com seu médico! Dor é coisa séria!


Acompanhe este post no Instagram

e siga @dramairaborges no Instagram para receber as últimas postagens!

 
 
bottom of page